Romain Gavras

Diretor grego radicado na França, Romain Gavras é  filho do  lendário cineasta Costa-Gravas.
Em 2008 chamou atenção para seu trabalho com o polêmico e violento clipe da música Stress, da dupla Justice, que foi proibido de ser veiculado em diversos países e meios de comunicação. 
Gavras costuma utilizar em seus videoclipes  um tom documental, com  cortes rápidos, o que se tornou uma de suas principais características.
O trabalho apresentado na mostra Sob Constante Ameaça , o clipe Born Free da cantora M.I.A., também foi  foco de atenção da mídia, pois o  vídeo mostra um grupo de policiais em uma perseguição a garotos  ruivos.
O vídeo foi retirado de vários sites e gerou uma grande discussão  a respeito de seu forte e questionável conteúdo. 

Em 1995, Romain criou o coletivo Kourtrajmé em parceria com Kim Chapiron, filho do artista plástico francês Kiki Picasso. O trabalho de Gravas e do coletivo, que hoje reúne 135 artistas, está relacionado aos movimentos de contestação urbana, a cultura hip hop, ao grafitte e a todos que usam a sua arte urbana como ferramenta de crítica social. 
Gavras fez sua estreia no cinema em 2010 com o  filme de Notre Jour  Viendra, com Vincent Cassel e Olivier Barthelemy no elenco. No filme um psiquiatra e um adolescente, ambos franceses e  ruivos, partem para a Irlanda acreditando que encontrarão um local para viver, livre de preconceitos e perseguições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário